
Flora & Fauna
Parques temáticos, trilhas e interação com animais e plantas.

Parque Estadual do Rio Vermelho
-
O Parque Estadual do Rio Vermelho (PAERVE) é uma unidade de conservação de proteção integral, situada no município de Florianópolis, no nordeste da Ilha de Santa Catarina, entre a Praia de Moçambique à leste, e a Lagoa da Conceição.
O Parque Estadual do Rio Vermelho visa conservar amostras de Floresta Ombrófila Densa (Floresta Atlântica), das Formações Pioneiras (Vegetação de Restinga) e da fauna associada do domínio da Mata Atlântica, manter o equilíbrio do complexo hídrico da região, além de propiciar ações ordenadas de recuperação de seus ecossistemas alterados.
Também proporcionar a realização de pesquisas científicas e a visitação pública com o desenvolvimento de atividades de educação e interpretação ambientais, de recreação em contato com a natureza e de turismo ecológico.

Passeio a cavalo
Dunas & Praia do Moçambique
-
Passeio a cavalo: uma incrível cavalgada pelas deslumbrantes paisagens das trilhas do Parque Estadual do Rio Vermelho e pela Praia do Moçambique, na parceria de animais dóceis e de fácil equitação.
Oferecemos diversas experiências de cavalgada, como: Passeio da Lua Cheia, Passeio do Amanhecer e Passeios Temáticos.
O trajeto, que tem aproximadamente 1h30 de duração, tem início no Haras Ypê, segue por trilha de mata, percorre a área da reserva do Parque Florestal do Rio Vermelho.
Na Praia do Moçambique se cavalga próximo ao mar. O retorno é por uma agradável trilha de pinheiros e dunas.

Trilha das
piscinas naturais e trilha dos macacos
-
Piscinas Naturais da Barra da Lagoa: Trilha de fácil acesso e de preparação, 20 minutos de caminhada para chegar em um visual deslumbrante, um verdadeiro paraíso escondido entre as praias da Prainha da Barra e Galheta.
Com caminho revitalizado recentemente, são apenas 600m em meio à vegetação, agora com dois decks para contemplar a natureza e vista do mar.

Projeto TAMAR
Barra da Lagoa
-
Projeto Tamar da Barra da Lagoa: Em 2005 foi criada a base da Fundação Projeto Tamar de Florianópolis para dar suporte às atividades marinhas realizadas na região sul, que tem como foco a mitigação do impacto da pesca sobre as tartarugas marinhas.
O centro de visitantes foi inaugurado no mesmo ano com o objetivo de sensibilização e conscientização ambiental através da visitação de turistas, grupos e escolas.
O espaço fica na Praia da Barra da Lagoa, a 50 metros do mar, em uma área de 5.000 m2 onde toda a estrutura é totalmente adequada ao uso por cadeirantes e para visitação em dias de chuva.
O Centro de Visitantes é cadastrado no IBRAM (Instituto Brasileiro de Museus) e recebe cerca de 200 mil pessoas por ano, junto com o Museu do Projeto Tamar de Praia do Forte está entre os 5 museus mais visitados do Brasil em suas respectivas regiões.
Recebe milhares de visitantes e alunos por ano, comprovando sua eficácia como ferramenta de educação ambiental e sua importância no âmbito social.





